0
Cachaça

Uma análise sobre o Ranking Cúpula da Cachaça

Por 9 de abril de 2019 Sem Comentários

Parte 1

 

Uma análise sobre o Ranking Cúpula da Cachaça

Concurso ajuda a estabelecer a identidade do principal destilado brasileiro, a cachaça

 

O Ranking Cúpula da Cachaça constitui-se, no Brasil e na atualidade, em um dos principais concursos sobre a cachaça. Iniciativa da Cúpula da Cachaça, tem por finalidade promover as qualidades deste destilado símbolo legítimo da cultura nacional. Ao todo, 3 edições, a de 2014, de 2016 e a de 2018, foram realizadas.

 

Concurso – O processo de seleção da melhor cachaça ocorre em 3 fases. A primeira apresenta como característica a participação popular. É o gosto popular que rege. Fabricantes e especialistas não intervêm nesse momento. Intitulada Voto Popular, essa fase é importante pois se destina a reunir, em votação online aberta, 250 cachaças legalizadas registradas no MAPA –Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Escolhidas as 250 cachaças, chega-se à segunda fase, Seleção dos Especialistas. Nessa etapa, 40 especialistas sem vínculos com empresas produtoras selecionam 50. Já na terceira e última fase, Cúpula da Cachaça, integrantes da própria Cúpula da Cachaça entram em ação. Por intermédio da degustação às cegas, eles classificam essas 50 cachaças participantes por ordem crescente. A primeira colocada é considerada a Cachaça do Ano. Os resultados, a partir do III Ranking, passaram a ser apresentados por tipos de cachaças: brancas (inox e madeiras neutras) e amadeiradas/envelhecidas (cachaças com alterações de cor devidas ao envelhecimento).

 

Dados – Com as edições do Ranking Cúpula da Cachaça, mais de 750 cachaças foram analisadas. Chegou-se a um total de 150 rótulos ranqueados. Gerou-se um conjunto de dados que identificam não apenas quem são os destilados vencedores, onde estão localizados os produtores, quais tipos de madeira mais utilizados para o armazenamento, o tempo de envelhecimento, etc. Mas indicam as tendências desse mercado não só para produtores e apreciadores da bebida, mas para investidores das mais variadas áreas.

 

Sancachaça – Respeitando a perspectiva de estabelecer uma possível identidade da cachaça produzida no Brasil, esses dados obtidos com as edições do Ranking Cúpula da Cachaça foram reunidos e analisados pela Sancachaça.

 

Para tanto, foi adotada a análise quantitativa. Contudo, não se levou em consideração na formação das categorias a separação entre cachaças brancas e envelhecidas. Isso se deu simplesmente para não se criar categoria à parte e simplificar a contagem.

 

Confira a pesquisa na próxima postagem.

Deixe um comentário